Antes de dizer que é altruísta, assista Dancer In The Dark



Dancer in the Dark - Lars Von Trier, 2000.

Já faz algum tempo que assisti Dancer In the Dark, e lembro exatamente a sensação de ser golpeado no estomago, enquanto os créditos subiam ao som da voz da Björk. Talvez por ser o primeiro filme de Lars que assisti em minha vida, atentei apenas para o sofrimento da personagem principal, mas estamos falando de um emaranhado de sentimentos e personagens que juntos servem para exemplificar isso.
Lars nos mostra o altruísmo selvagem, que não se importa com as consequências, se é que elas têm importância, o extremo também esta presente na construção dos personagens que por sua vez também agem pela emoção. Amor, amizade e ganancia são personificados e utilizados para nos apresentar um ser humano natural que pensa e reage por seus ideais e prioridades, esquecendo muitas vezes dos seus próprios sentimentos e necessidades.
É preciso sentir o filme como um todo, deixar que o domine de forma que nem se note o tempo passar, e talvez ate, se imaginar no lugar de algum dos personagens, assim como Björk fez durante sua atuação, em que dançou não só no escuro, mas que teve como par a melancolia. 

0 comentaram: